Na segunda metade do século passado, arqueólogos descobriram a principal via da época do apogeu da Cidade Velha
A Cidade Velha de Jerusalém era cortada por uma larga rua de norte a sul, com duas fileiras cobertas por telhas em ambos os lados, abrigando várias lojas. Era a principal via do Cardo, a área comercial da urbe.
Descoberto após ampla escavação na década de 70 do século passado pela equipe do arqueólogo Nahman Avigad, da Universidade Hebraica de Jerusalém, um trecho de cerca de 200 metros da famosa via do Cardo mostrou grande parte do calçamento original e das colunas que sustentavam os telhados no Quarteirão Judeu. Esta parte data da época do imperador Justiniano (primeira metade do século 6).
Uma porção mais nova da rua comercial foi construída no período do domínio romano, começando no Portão de Damasco. A pista central original tinha 12 metros de largura. Se somarmos a ela os espaços laterais, o das lojas e calçadas, a largura chega a 22 metros, o equivalente a uma via com quatro pistas nos dias de hoje.
O cardo servia comercialmente a toda área metropolitana de Jerusalém na era bizantina, tanto aos moradores quanto aos peregrinos. Várias igrejas ficavam nos arredores. As duas carreiras de colunas cilíndricas suportavam um longo pergulado de madeira que protegia as bancas e lojas do sol e da chuva. Uma parte da estrutura do telhado foi refeita para os turistas terem uma ideia de como era originalmente.
(Fonte: Arca Universal)