Gran Torino: dica para o fim de semana
Filme destaca a relação de amizade entre um típico norte-americano conservador e um garoto de origem asiática, pontuada por momentos de redenção, auto-avaliação e conhecimento
“Gran Torino” conta a história do veterano de guerra Walt Kowalski (Clint Eastwood), agora um homem viúvo e aposentado. Por ser muito ressentido e desconfiando de todos, ele não consegue se relacionar bem nem com os próprios filhos. Morando sozinho, passa boa parte do seu tempo fazendo consertos em casa e bebendo cerveja. Até que a chegada de um grupo de imigrantes na vizinhança – os quais ele despreza – modifica sua rotina.
Um desses vizinhos é o jovem Thao (Bee Vang), um rapaz tímido que é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt. O veículo, um Gran Torino, apesar de velho, tinha um grande valor sentimental para o aposentado.
Ao impedir o roubo do próprio carro, Walt transforma-se em uma espécie de herói local, especialmente para os pais de Thao. A fim de recompensá-lo, eles insistem para que o veterano de guerra aceite que o rapaz trabalhe de graça para ele.
A partir daí, nasce uma relação de mentor e aprendiz entre os dois. Mesmo se esforçando para passar a imagem de velho durão, o aposentado preconceituoso, mas de coração sensível, se vê diante de uma situação em que precisa repensar os seus valores e sua visão de mundo.
A convivência de Walt com o jovem de cultura asiática também é uma oportunidade para que ele deixe de lado seus muitos traumas do passado, oriundos da guerra.
Disponível em DVD, “Gran Torino” destaca a relação de amizade entre um típico norte-americano conservador e um garoto de origem asiática, pontuada por momentos de redenção, auto-avaliação e conhecimento.
Veja o trailer do filme: